Cortar o cabelo é a mesma coisa que tosquiar?

Praticamente não tem como falar do cabelo sem mensionar o uso véu, porque tudo esta relacionado em Corintios, mas esta relação acontece porque Paulo se encontrava em um igreja problematica onde até mesmo a forma de vestir se torna um problema.

A Bíblia proíbe a mulher de cortar o cabelo?

Alguns afirmam que a proibição esteja em 1 Coríntios 11, mas ali não está falando de cortar o cabelo, mas de rapar a cabeça.

(1 Cor 11:6)  Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

Muitas pessoas têm dificuldade em entender que existe uma diferença entre "cortar" e "tosquiar" na língua portuguesa e também em qualquer idioma. Consultei alguns dicionários e eles mostram que tosquiar  é: contar rente, aparar rente ou rapar.

A igreja era rebelde, pelo que se entende as mulheres queriam abandonar o costume do véu (tradição daquele país), portanto Paulo diz: "...se a mulher não se cobre com o véu, tosquie-se também, mas se é desonra tosquiar-se, que ponha o véu." dizendo que: É incoveniente um incomodo usar o véu? Então rapa a cabeça também, serviço completo. Tudo indica que a forma de expressar era para fazer o povo refletir sobre o que seria pior, ou no que poderia chegar tanta desobediência.

A passagem de 1 Coríntios está dizendo que a mulher não deve rapar a cabeça. A palavra no grego é "keirō", também usada para barbear-se, isto é, rapar-se com uma navalha.

Não existe problema em uma igreja brasileira adotar o uso do véu, (como fazem a Congregação Cristã no Brasil e suas dissidentes) pois mesmo que isto pareça incomum diante da cultura local, a prática não fere padrões de dignidade e respeito.

Há problema sim em "divinizar" o uso do véu como se Deus não ouvisse ou não aceitasse as orações de mulheres com a cabeça descoberta, isso não tem base bíblica nenhuma. O fato de o apóstolo Paulo incentivar o uso do véu na igreja de Corinto iria reparar um problema social e moral que prejudicava a qualidade do culto local, mas não tinha a intenção de fazer Deus ouvir orações que antes não ouvia.

Na Congregação Cristã no Brasil nao existe estatuas de santos nem sabonete sagrado como em algumas denominações, mas igualmente existe a idolatria no véu e no proprio local de culto por parte de alguns que ainda não buscaram conhecimento na biblia.

Faço minhas as palavras de Paulo: "Julgai entre vós mesmos!" e "Se alguém quiser criar contenda por isso, nós não temos este costume, nem as igrejas de Deus".

Quanto às vestes, devemos procurar nos vestir com modéstia e bom senso, e isto inclui entendermos a época e o país em que vivemos. No oriente médio os homens usam vestidos, como nos tempos dos primeiros cristãos, e lá não é nenhum escândalo um cristão usar um vestido. Colocar regras e modêlos de roupas para os crentes, como fazem alguns, é excluir irmãos e irmãs fiéis que moram em lugares como a África ou a Índia e que se vestem diferente de nós. Seria interessante se você pudesse encontrar em alguma livraria evangélica o livro "O Segredo Espiritual de Hudson Taylor" publicado pela Mundo Cristão.

Hudson Taylor foi um dos maiores missionários do século passado e por meio dele e da Missão Para o Interior da China que ele fundou, milhares de pessoas naquele país receberam o evangelho e foram salvas.

Quando ele chegou à China, os missionários ingleses viviam apenas em algumas poucas cidades do litoral e ninguém se atrevia a entrar pelo interior. Também quase não havia fruto do trabalho e os chineses achavam estranhos aqueles homens vestidos de maneira engraçada. Quando Hudson Taylor viu que ao pregar, os chineses prestavam mais atenção na sua roupa do que na mensagem, decidiu vestir‑se como os chineses.

Passou a usar sapatilhas, calças e blusões largos de cetim, e até mesmo tingiu seu cabelo de preto e colou tranças postiças em sua cabeça, usando ainda um chapéu no formato de um cone. Foi expulso da missão a qual estava ligado e os outros missionários passaram a criticá‑lo e perseguí‑lo por não se vestir de terno e gravata, como era o costume dos cristãos inglêses. Mas a partir daí os chineses não reparavam mais nas roupas de Hudson Taylor e começaram a ouvir sua mensagem. Deus começou a salvar aquelas almas e Hudson iniciou a Missão Para o Interior, na qual todos os missionário vindos da Inglaterra se vestiam como chineses.

Despeço‑me, rogando a Deus que possa guiá‑lo no conhecimento da Sua vontade, para que não se firme em homens, doutrinas, dogmas e nem mesmo na sua própria vontade. Somente em Cristo encontramos o que precisamos. Somente Ele nosso Deus, é a graça verdadeira.

Deus abençoe por vossa atenção!

About Moderadores CCBrasil

Não temos vínculo institucional com a igreja. "APENAS frequentamos" as fontes sempre que possível serão indicadas.

17 Comments:

  1. E fácil vc falar e fácil vc estudar e com palavras bonitas dar o sua opinião mas como esta escrito na palavra de Deus que ele esconde dos sábios e entendidos e revela aos humildes e pequenos quem sabe se um dia Deus revela pra vc o que significa o vel como ta escrito que a letra mata e o espirito edifica vc ta na letra ou no espirito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso e costumes sempre foi local devemos pregar a palavra de Deus e se preocupar em salvar as almas e não ficar falando que é pecado cortar cabelo etc... Não tem base biblica

      Excluir
  2. irmãos, deveria analisar o I cor:11 a no vers. 15- DIZ;Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso. então endende-se QUE É DESONRA, mulher CORTAR o cabelo, assim como também é desonra o homem NÃO CORTAR o cabelo (versiculo 14). Quanto ao VÉU (tecido que cobre a cabeça) é VÉU mesmo, e não cabelo. As mulheres nao ficavam na igreja primitiva com perucas, cobrindo e descobrindo as cabeça antes e pós orações. A divinização (ou idolatria,como preferir) do VÉU que é feita por alguns, é que não deveria acontecer. Quantos aos milagres acontecidos através da oração com o véu, está corretíssimo,pois tem amparo biblico, que até as vestes dos apostolos curavam (isso nao signifca q as vestes de irmãos devam ser cultuados (ou idolatrados, se preferir) mas as vezes as pessoas exageram na interpretação. Não tenham nenhuma dúvida;a mulher precisa se cobrir para orar, quando a Deus ouvir e atender (sem véu ou com véu) é outra questão

    ResponderExcluir
  3. É uma boa explicação, com relação ao véu eu discordo, não creio que seja idolatria e sim uma forma de respeito, com relação ao corte, está ao meu ver esta certíssimo, como disse o irmão Isac, na bíblia está escrito que a mulher é honroso ter cabelos longos, e não que não devemos cortar... Mas cada um entende a sua maneira, frequento a CCB porque lá sinto Deus presente, respeito a doutrina mas não concordo com tudo, creio que o mais importante é ter Deus, e um coração puro livre de julgamentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãos eu acho que não é isso que a Palavra do Senhor nos ensina de ficar falando o é certo ou errado quando abrimos o nosso coração para que Jesus faça morada o Espírito Santo nos incomoda a fazer o que é certo, só temos que entender uma coisa naquela época a cultura deles era uma e hoje nós vivemos em uma cultura diferente,quando Deus quer falar com a gente ele fala da maneira que Ele quer é não importa se estamos com ou sem véu porque quando Jesus voltar aonde nós estivermos Ele vai levar ñ importa de que maneira estivermos vestidos o que importa é está com o coração puro e as mãos limpas assim nos ensina a Palavra do Senhor. E lá no céu não vai ter denominação vai ter a igreja de Cristo e vamos ter outras vestes e outros nomes. Vamos respeitar o direito de cada um.

      Excluir
  4. Pois é irmãos ...são muitas as opiniões acerca da palavra de Deus... Entendo que dizer que é honroso ter a mulher cabelo crescido não a impede de cortá-lo, e ele continuar comprido... o que discordo é as irmãs nunca aparar as pontas dos cabelos acreditando que não podem tocar a tesoura nos cabelos... Em relação ao véu concordo com a irmã, pois entende-se que era uma cultura do lugar... porém a Congregação usar véu não está errado... mas não deve considerar o mesmo um objeto santo... porque Santo só o Senhor Jesus Cristo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo......como irmão disse acima ..até as roupas ..lenço qd tocados curavam...e hj muitos colocam o céu sobre enfermos e caiam o poder está no véu..tb q objeto Santo ...mas o poder está mesmo no senhor Jesus ....teve fé ...com o véu ou sem ele o milagre é concedido .

      Excluir
  5. I Aos Corintios ,II Aos Corintios ,Aos Romanos ,A Filipenses , etc eram cartas que Paulo escreveu obviamente por não se encontrar presente.Subentende-se que se escrevia não estando presente por motivos de prisão ou viagens distantes dos locais a que as cartas foram escritas e houve necessidade de escrever pois em Colossenses dá-se a perceber que ele ouvia comentários sobre os lugares ou mesmo por revelação lhe era imposto escrever elogiando e cobrando fatos acerca a doutrina.Por isso irmãos quando Paulo escrevia acerca de véu ,ósculo ,etc era porque aquela igreja ou povo estavam em falta com aquela parte da doutrina por isso que essa parte que tanto falam sobre "costumes" na minha modesta opinião não confere com a verdade pois o próprio Cristo disse que quem não deixasse pai ou mãe em amor de seu nome não seria digno dele! Paulo não cobrava costumes mas cobrava ensinamentos doutrinários que a igreja de Cristo deve seguir!Pai e mãe que o Senhor falou são justamente os costumes! Deus abençoe a todos !A Paz de Deus

    ResponderExcluir
  6. cada um interpreta a palavra como lhe é aprazivel,sendo assim eu lhes pergunto QUESTIONAR OU ADORAR?
    APARAR OS CABELOS OU NÃO?CREIO PQ ASSIM APRENDI QUE AQUILO QUE O SENHOR COBRA DE MIM PODE ELE NÃO COBRAR DE VCS.OREM E PEÇAM DEUS A GUIA E A DIREÇÃO EM TUDO E DEIXEM QUE ELE OS CONDUZAM EM TUDO!!!

    ResponderExcluir
  7. De uma forma resumida, creio e entendo que:
    1) Não é proibido cortar uma parte do cabelo, mas que a mulher deve mantê-lo crescido (um pouco abaixo dos ombros)
    2) O uso do véu para orar e profetizar (Se apresentar peranteD
    foi um costume ou cultura local, é mandamento expresso e claro (I cor 10, vs 5-6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: não foi costume nem cultura, foi mandamento

      Excluir
  8. Concordo estes costumes de desobediente,isso vem de povos pagãos como os egípcios.sou da assembleia e vejo o as vaidade tomando de conta.a maioria por causa das suas vontades diz que não tem nada a ver.isso e o que vamos ver naquele grande dia.

    ResponderExcluir
  9. Com Véu, sem véu, com cabelo sem cabelo, são todos filhos de DEUS!

    ResponderExcluir
  10. Hudson Taylor teve q mudar as vestes para q as pessoas ouvissem ele, na bíblia n fala q Jesus teve q mudar para q as pessoas ouvissem a palavra dele

    ResponderExcluir
  11. Eu sou da Ccb...e eu acredito que a mulher pode sim aparar as pontas...A Bíblia fala em tosquiar ou rapar...que é diferente de aparar... Não acho que o uso do véu seja uma idolatria...acho que seja uma forma de respeito...Mais se em determinada situação eu n tiver o véu...o meu cabelo serve como véu

    ResponderExcluir