Sobre os dissidêntes da Congregação Cristã na Itália

Sobre a Congregação Cristã na Itália
Saudações cristãs, Irmão Tião e demais irmãos...

A questão é deveras oportuna e por essa mesma razão requer algumas observações prévias.

A "Congregazione Cristiana in Itália" apresenta-se como uma diminuta fração sendo em sua maioria composta por egressos oriundos de segmentos diversos como a "Assemblea di Dio in Itália" ("ADI"), "Congregazione Cristiana Pentecostale" (Giacomo Lombardi), entre outros. Aliás, o protestantismo italiano é - do extremo norte à Sicilia - inexpressivo.

Ainda não havia estado em Roma (capital), e apesar de perambular por toda a sua extensão, pouquíssimas referências há a qualquer agremiação ou vertente alheias ao Catolicismo Romano. Ironicamente, no entanto, a "Chiesa Valdese" central (pós-reforma) encontra-se relativamente próxima aos limites com o Estado Vaticano (Piazza Cavour) - também dispondo de uma unidade secundária (região da Piazza Venezia).

Às margens do Rio Tibre (e visível à partir da Colina Vaticana) há uma sinogoga de relevantes proporções. No mais, apenas monumentais extensões daquilo que habitualmente classifico como "A Obra de Constantino"...

O núcleo da Congregazione Cristiana em Roma é de caráter periférico/suburbano, embora de fácil acesso (há alguns passos da Estação Monti Tiburtini). Tendo à sua dianteira - como representante oficialmente designado pelo Corpo Ministerial Central (Brás) - Ancião Daniel Rosatela, constiuem não mais que uma dezena de membros e sem maiores perspectivas evangelistico-expansionistas. Indagando a um vizinho, obtive um relato emblemático:

"Eles são um grupo. Aparecem de vez em quando. cantam, fazem a 'missa' e vão embora. Não tenho contato com eles".

A postura exclusivo-hermética é, portanto, idêntica àquela verificada em território brasileiro.

Congregazione Cristiana in Italia e investidas apóstatas (Sicilia)

Atendo-se à questão proposta (rupturas, dissidências), de fato, a tríade Samuel Trevisan, João Marcos e Otoniel Ribeiro tem estendido sua cruzada separatista à Península Itálica, obtendo, contudo, um isolado êxito: SICILIA (conforme circularregionalmente expedida). Doravante - tal qual sucede no Brasil - a ala desertora passa a designar-se juridicamente como "Congregazione Cristiana - Ministerio della Sicilia". Ressaltando-se ainda que em conformidade com o Estatuto em vigor, o parco patrimônio material local permanece sob a anterior tutela (Congregazione Cristiana in Italia / Congregação Cristã no Brasil).

O ocorrido na Sicilia indiretamente contribuiu para uma maior mobilização por parte das demais "circunscrições" da Congregazione Cristiana in Italia, promovendo-se um maior intercâmbio entre as mesmas, de modo a estreitar seus laços de unidade e/ou concepção identitária comum (segundo informantes de Pescara).

Quanto ao procedimento ou posição aplicados pelo Corpo Ministerial Central (Brás), reitera-se a "regra áurea":

"Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o..." (Tito 3:15)

Pautando-se nesse regular princípio, nossos Anciãos "primazes" consideram que a insubordinação e posterior apostasia constituem - por si sós - um indício de irreversível incompatibilidade, razão pela qual o desertor (após as admoestações previstas) é relegado à margem.

Outrossim, a "junta" propriamente "deliberativa" (cerca de 40 Anciãos) julga que o momento atual - mais que adverso - é providencial, vindo a "por a pá à eira" (Mateus 3:12)... Ainda que uma terça parte abandone sua milícia, o remanescente mantém-se fiel - dizem...

(Obs.: assim que possível publico as fotos).

Atenciosamente,

"Em Caridade"

Irmão Ednelson

About Oziel de Souza

Não temos vínculo institucional com a igreja. "APENAS frequentamos" as fontes sempre que possível serão indicadas.

7 Comments:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A pz de Deus meus Amados, grande é o desejo de eu a esposa e filhos de morar junto de vocês aí, tenho cidadania Italiana e sou Aposentado, sou Músico toco sax tenor e minha esposa toca órgão, não sabemos como mas um dia se Deus quizer ira preparar alguém para nós auxiliar neste desejo.

    ResponderExcluir
  3. A paz de Deus meus irmão ...
    Somos de Sorocaba, interior de SP ... Mês que vem vamos estar junto da irmandade congregando ....
    Alguma sugestão para congregar vamos para Bolonha, Veneza e Roma ..
    Paz de Deus com todos

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Deus querida irmandade..Desejo muito conhecer e congregar na Itália..

    ResponderExcluir
  5. A paz de Deus, tenho cidadania, meu sonho é fazer a obra na Itália, tenho 27 anls de experiência em comércio, preciso também de um trabalho, um intercambio, se algum irmâo sentir da parte de DEUS, me orientar, estou aqui para honra e glória dl Senhor!, amém!

    ResponderExcluir