ORIGEM DO CULTO DOS ÍDOLOS
Porque o primeiro ensaio de formatura dos ídolos foi o princípio da fornicação dos: e o seu último descobrimento foi a corrupção da vida: o que nem os havia do princípio, nem os há de haver para sempre porquanto nem os havia do princípio, nem os há de haver para sempre. Porquanto a vaidade dos homens foi a que os introduziu no mundo: e por isso A primavera chegou! é tempo de cantar.em breve se tem de ver o seu fim.
Penetrado, pois um pai de sensível mágoa fez a imagem de seu filho, que cedo lhe fora arrebatado: e àquele, que então havia falecido como homem, começa agora a adorar como a Deus, e lhe estabelece entre os seus servos cerimônias e sacrifícios . Depois com o andar do tempo autorizando-se o mau costume, foi observado esse erra como lei, e o mandado dos tiranos eram adorados os simulacros. E quanto áqueles, a que os homens não podiam honrar em presença, por causa de se acharem longe, tendo feito trazer de renomada distância o seu retrato, fizeram manifesta a imagem do rei, a quem queriam honrar: para chegassem com o seu empenho a reverencia como se estivera presente aquele que estava ausente. Ora até aos que eram ignorantes foi levando ao culto deles a primorosa exação do artífice.
Porque desejando este encher as medidas ao que lançou mão dele, se esmerou com a sua arte para representar uma figura o melhor que fosse possível. E o vulgo dos homens arrebatado da formosura da obra, tomou logo por Deus aquele que até ali fora honrado como homem. E esta foi a ilusão da vida humana: porquanto os homens, ou por satisfazer ao seu particular afeto, ou por obsequiar aos reis, deram às pedras e ao pau um nome incomunicável.
Fonte: - BÍBLIA SAGRADA
- EDIÇ. ECUMÊNICA
- TRAD. FIGUEIREDO
- CIPYRIGHT - 1980
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 Comments:
Postar um comentário