Irmão jovem de Tatuí é primeiro saxofonista brasileiro em Conservatório na França

Bruno Camargo passou em seleção para conquistar vaga em Lyon. Aos 22 anos, rapaz conta que carreira começou no Conservatório da cidade.

Caio Gomes Silveira, do G1 Itapetininga e Região

Jovem conquistou vaga para estudar em conservatório na França (Foto: Arquivo Pessoal/ Bruno Camargo)

O saxofonista Bruno Camargo, de Tatuí, alcançou o posto, aos 22 anos, de primeiro brasileiro a ser aceito para estudar saxofone clássico no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon, um dos mais tradicionais da França. Para conquistar a vaga, o jovem conta que passou por avaliações práticas em junho deste ano, e disputou com 16 músicos de diversos países da Europa e da Ásia para sete vagas.

Bruno aprendeu a tocar instrumento na igreja (Foto: Divulgação/ Conservatório de Tatuí)

“A competição para entrar foi grande, igual competição de futebol. Na minha classe somos 15 alunos ao total, pois juntamos com outros 8 alunos que já estavam no Conservatório. Mas sou o único sul-americano. O restante é composto por europeus e asiáticos. Eu também fui aprovado no Conservatório de Grenoble, também na França, mas optei por Lyon por ser um dos principais conservatórios do país, ao lado dos de Versalhes e Paris. Minha família ficou muito orgulhosa quando soube do resultado. Estou muito feliz também”, ressalta Bruno.

O jovem afirma que a paixão por saxofone começou aos 13 anos, quando entrou em contato pela primeira vez com o instrumento em sua igreja. Aos 14 anos, ele ingressou no Conservatório de Tatuí e não parou mais de estudar. “Quando comecei eu fiquei ‘doido’. Treinava todo dia, de segunda a segunda e três horas por dia. No primeiro ano continuei assim, mas por um período eu dei uma relaxada e diminui a intensidade. Mas graças ao que aprendi na igreja consegui pular um ano no Conservatório de Tatuí. Não só eu, mas muitos e muitos alunos de música saíram das igrejas. Sai muito músico bom delas”, diz.

No ensino médio, Bruno afirma que voltou a estudar saxofone intensivamente, tendo até alguns problemas na escola. “Na escola não fui 100%. Fui um aluno mediano. Em contrapartida, cheguei a praticar saxofone cinco horas por dia. Nesse período até fiquei meio estressado, mas valeu a pena. Sou muito grato a todos os meus professores do Conservatório de Tatuí por me ajudar a realizar esse sonho de estar na França”, diz.

Além de formado pelo Conservatório de Tatuí em saxofone erudito, ele também é licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), foi integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, além de ter sido vencedor em uma audição para a turnê da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo pelos Estados Unidos e um dos vencedores da audição realizada no Festival Internacional de Música realizado pela Universidade Federal de Santa Maria para intercâmbio na Universidade da Georgia (EUA). “Não penso mais em fazer outra coisa além da música. Desde que saí da escola vi que era isso mesmo o que queria. Estou ‘mergulhado’ na música, não tem mais volta. Estou focado nas apresentações de música erudita, por enquanto só concertos assim”, diz.

Jovem estuda com alunos europeus e asiáticos (Foto: Arquivo Pessoal/ Bruno Camargo)

Novos aprendizados
O jovem iniciou as aulas em Lyon em julho e, apesar de gostar da cidade, não se vê fazendo carreira na Europa. “Sinto que meu dever é voltar ao Brasil, contribuir e tentar ajudar com o estudo do saxofone no Brasil. Isso porque no país o estudo do saxofone não é tão desenvolvido como aqui na Europa ou até mesmo comparado com os instrumentos de corda”, revela.

Em entrevista ao G1, o professor do jovem no Conservatório de Lyon, Jean-Denis Michat, afirmou que ele é o quarto sul-americano a estudar saxofone no local. Antes dele passaram apenas dois colombianos e um argentino. Apesar do pouco tempo de convivência, Michat ressalta a aplicabilidade do aluno.

“Ele é muito sério e quer aprender com intensidade. Tentarei ajudá-lo a pegar a técnica francesa tomando o cuidado para que ele não perca sua identidade brasileira. Definitivamente o objetivo é unir o melhor desses dois mundos.”

Rotina
O curso em Lyon tem duração de dois anos e é isento de mensalidade. Além das aulas, os alunos têm a chance de se apresentar em concertos pela Europa. “Minha primeira apresentação com o grupo será na Rússia em fevereiro do ano que vem”, afirma o jovem.

Segundo Bruno, a vida na França está sendo paga, por enquanto, pelos pais e ele está morando no apartamento de um casal que pertence a mesma igreja que a dele, a Congregação Cristã no Brasil. Com uma rotina de aulas e treinos, o música conta que mal pôde passear por Lyon.

“Além do período de aula o professor pede para que a gente treine seis horas por dia individualmente. Mas pelo que pude ver é uma excelente cidade, muito bonita e mais ou menos do tamanho de Sorocaba (SP), que tem 600 mil habitantes”, completa.

Além de estudar a prática e teoria do instrumento, o jovem também está aprendendo francês e inglês. Segundo ele, só tinha o básico das duas línguas antes de ir para o Conservatório. “Está uma loucura. Minha cabeça está cheia de coisas (risos). Além de todas as aulas, tem a saudade da família e a adaptação a um país diferente. Contudo, apesar do cansaço, é uma coisa boa para minha vida”, comenta.

Jovem sonha em contribuir para o estudo do instrumento (Foto: Divulgação/ Conservatório de Tatuí)

About Rubens Oficial

Não temos vínculo institucional com a igreja. "APENAS frequentamos" as fontes sempre que possível serão indicadas.

2 Comments:

  1. A paz de Deus! Irmãos e irmãs, peço que orem por mim para que Deus tenha misericórdia da minha alma. Fui criado, desde criança, no meio cristão, porém minha mãe se casou com uma criatura e desobedeceu a Deus, sempre vivi em um lar caótico e com um pai violento. Com 12 anos, no início da minha puberdade inverti minha própria natureza e comecei a sentir atração por outros homens, como eu era novo eu não entendia, mas eu guardava isso pra mim. O adversário entrou na minha vida para me tentar, eu tinha somente 12 anos, não sabia como lutar contra isso, e acho que isso pode ter acontecido por não ter uma figura paterna em que eu queria me espelhar. Depois eu fui crescendo e tomando entendimento de que isso era abominável diante dos olhos de Deus e então luto contra esses sentimentos e desejos imundos da minha carne. Eu nunca disse nada a ninguém, só a Deus pq Ele é o único em que eu possa confiar, e é a primeira vez que eu escrevo sobre isso, e ainda por cima em anonimato. Eu não queria me batizar, eu queria me libertar dessa prova espiritual antes de me batizar porque eu sabia que depois de batizado a prova seria maior ainda, mas em um batismo Deus falou muito com a minha alma e disse pela boca do seu servo "Vem a mim como estás, eu te limparei" e quando eu vi já estava indo me batizar. Eu achava que tinha terminado mas os desejos imundos continuam e não consigo me livrar disso, a Palavra vem, diz que Deus me ama, que Ele é comigo nessa luta, mas eu não vejo melhora e estou muito triste com isso. Eu sempre oro, peço a Deus para me libertar e me dar forças, as vezes o desespero é tanto que chego a dizer "Senhor, eu prefiro morrer do que pecar contra Ti!" E numa reunião da mocidade o ancião, pela Palavra, disse exatamente essas palavras, disse que Deus é comigo. Uma vez numa Palavra no culto de jovens veio dizendo que Deus prefere levar uma alma cedo, do que deixar em vida e ela acabar pecando. Não quero ter que morrer para me livrar disso, não quero carregar isso até o dia da minha morte. Tenho sonhos, tenho o desejo de servir a Deus de puro e sincero coração, conhecer uma de suas servas para ser minha futura esposa, casar, levar meus filhos na reunião de jovens e menores; mas as vezes parece que nada disso nunca vai acontecer e que eu nunca vou ser liberto. O diabo assopra no meu ouvido dizendo que Deus não me ama mais, que não sou digno de entrar na casa de Deus, e nem de orar mais, mas a Palavra vem e diz que o inimigo é mentiroso, e que Deus me ama. Não tenho palavras para agradecer a Deus por toda paciência e amor que Ele tem tido com a minha alma, eu erro tanto e Deus nunca me abandonou e eu nunca fiz nada para merecer tudo isso, me sinto envergonhado de não ter forças para ser liberto desse pecado, então peço a irmandade que ore por mim, peçam a Deus para que Ele continue tendo misericórdia da minha alma e para que Ele me dê forças do alto para lutar e vencer! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus esta pronto a perdoar o pecador, enquanto houver folego de vida a uma chance, Va e nao peque mais. Disse Jesus.

      Excluir